A Engenharia Estrutural
Engenharia Estrutural é a ciência e arte de projetar e construir, com economia e elegância, edifícios, pontes, e outras estruturas similares, de tal forma que possam resistir com segurança às forças a que venham estar sujeitas
Engenharia é ciência e arte. A concepção de um projeto para uma nova estrutura pode envolver tanta criatividade e tanta síntese de experiência e conhecimento quanto qualquer artista é levado a trazer à sua tela ou papel. Uma vez que o projeto é articulado pelo engenheiro como artista, deve então ser analisado pelo engenheiro como cientista através da aplicação do método científico, tão rigorosamente quanto qualquer cientista deve fazer. As idéias de economia e elegância são inseparáveis, pois um engenheiro responsável não desperdiça nem recursos físicos nem mentais. Restrições econômicas são impostas pelas demandas de mercado, enquanto que a necessidade de elegância é geralmente auto-imposta pelos melhores na profissão da mesma maneira que artistas e cientistas vêem elegância e beleza nas mais simples telas e nas mais compactas teorias. Em seguida, a definição traz o ideal de segurança, um objetivo que é no fim das contas mais importante que os objetivos econômicos e estéticos, pois a perda de uma simples vida devido a um colapso estrutural pode tornar a mais econômica e bela das estruturas na mais cara e feia. Finalmente, a definição conclui com a ideia de que uma estrutura é segura se ela é capaz de resistir às forças a que pode estar sujeita. Para simbolizar a infinidade de forças pelas quais a estrutura pode ser solicitada, note-se que não existe um ponto final no que, de outro modo, seria uma sentença completa.
O Papel do Colapso Estrutural no Desenvolvimento da Engenharia
A engenharia tem como principal objeto não o mundo natural mas o mundo que os próprios engenheiros criam; e este mundo muda constantemente, pois as estruturas humanas envolvem rápida e constante evolução. Ora, mudança constante implica na existência de muito mais modos de algo dar errado. Evitar colapso é o principal objetivo de um projeto de engenharia, e muitas vezes desastres colossais ocorrem devido a falhas de projeto. Mas as lições que se têm destes desastres podem fazer mais para o avanço do conhecimento da engenharia do que todas as estruturas bem sucedidas do mundo.
Engenheiros não são seres sobre-humanos. Eles cometem erros em suas hipóteses, em seus cálculos, e em suas conclusões. Que eles cometam erros é perdoável; que eles percebam estes erros é imperativo. Ninguém deseja aprender através de erros, mas não podemos aprender o suficiente somente através de sucessos para irmos além do estado-da-arte. Uma vez que, no século XIX, a engenharia veio a ser a aplicação do método científico à construção de pontes ferroviárias e outras estruturas ambiciosas, seus praticantes tiveram que lidar mais explicitamente com as questões de colapso e sucesso estrutural. Anteriormente, o colapso de pirâmides e catedrais ocorriam sobretudo durante a execução e não durante o uso da construção. Por sua vez, o colapso de pontes ferroviárias envolvia as vidas não só dos operários engajados em uma atividade de alto risco, mas também de pessoas inocentes que confiavam sua segurança aos engenheiros. O colapso de qualquer estrutura é causa de preocupação, pois um simples incidente pode indicar uma falha material ou erro de projeto que torna irrelevantes centenas de aparentes sucessos estruturais. Deve-se sempre ter em mente que a simples expectativa de engenheiros e leigos é que a estrada não irá conduzir a pontes que desabam!
Ponte Tacoma Narrows foi uma ponte localizada sobre o Estreito de Tacoma, Washington, Estados Unidos e que caiu. Este acontecimento foi devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora; com isto começou a gerar movimentos de torção entrando assim em ressonância, vindo a estrutura a colapsar.
Segurança em Estruturas
Enquanto que os engenheiros podem aprender através de erros estruturais o que não fazer, eles não necessariamente aprendem através de sucessos como fazer alguma coisa, exceto repetir o sucesso sem mudanças. E mesmo isto pode ser temeroso, pois uma combinação de boa sorte em que temos uma ponte construídacom um material ótimo, com manutenção bem feita e nunca sobrecarregada, pode estar completamente ausente em uma outra ponte com projeto idêntico, mas feita com material de qualidade inferior, muito mal cuidada e constantemente sobrecarregada. Por isso, o engenheiro necessita de meios racionais de se lidar com todas as incertezas de projeto e construção, como possíveis falhas de materiais, pior ou melhor manutenção (quando existente), eventuais sobrecarregamentos, etc.
Um desses recursos, empregado em todos os projetos de engenharia, é o coeficiente de segurança, um número a que frequentemente se refere como “fator de ignorância”. O objetivo dos coeficientes de segurança é, por exemplo, tornar possível que uma ponte metálica construída com o pior lote imaginável de aço suporte o mais pesado dos caminhões passando sobre (ou dentro, no caso das rodovias brasileiras) o maior buraco imaginável da pavimentação, tudo isso durante o maior dos vendavais. O coeficiente de segurança é calculado dividindo-se a carga necessária para causar a ruína pela máxima carga prevista para atuar sobre a estrutura. Assim, se um cabo com capacidade de 50 kN é utilizado para levantar um objeto com não mais que 10 kN por vez, o fator de segurança é 50 / 10 = 5. Não importa o quão bem o engenheiro de hoje compreenda o funcionamento de suas estruturas, ele não pode determinar e introduzir em seus cálculos todas as incertezas que existem. Mesmo uma sofisticada estrutura da engenharia moderna, assim como a simples corrente da antiguidade, não é mais forte que o seu elo mais fraco. Como nenhum projetista quer ver insucesso em suas estruturas, quando o assunto é segurança nenhuma estrutura é deliberadamente sub-dimensionada. Por exemplo, as consequências de falha estrutural em usinas nucleares são tão terríveis que enormes margens de segurança são adotadas em seus projetos.
***Arquivo completo http://www.4shared.com/Engenharia_das_Estruturas_01
***Arquivo completo http://www.4shared.com/Engenharia_das_Estruturas_01
Definição de Estrutura
Estrutura é o conjunto de diferentes elementos estruturais de uma construção, convenientemente vinculados entre si e com o solo de fundação, e dotados de capacidade de resposta aos efeitos das ações solicitantes permanentes e acidentais, projetada e calculada de modo a atender a todos os estados limites exigíveis, bem como às condições de durabilidade requeridas.
- Classificação das Estruturas
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- Métodos de Análise Estrutural
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